domingo, 30 de maio de 2010

CearáShow - Vozão vence o Cruzeiro no Castelão é vice-líder no Brasileirão


         Na noite deste domingo, 30/05, o time do Ceará recebeu o Cruzeiro no estádio do Castelão. Assim como os cearense, a equipe mineira estava invicta no Brasileirão, mas não conseguiu segurar o Alvinegro dentro dos seus domínios que venceu o jogo por 1 x 0, gol de Lopes aos 39ms do primeiro tempo.

        O resultado deixou o Vovô invicto no Brasileirão, ocupando a segunda colocação, com 11 pontos ganhos (atrás apenas do Corinthians com 13 pontos). O alvinegro cearense ainda não tomou gols jogando no Castelão e manteve os 100% em casa.


Veja os gols no vídeo abaixo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Entenda como a divisão do território do nordeste evoluiu ao longo dos tempos

       O Brasil é o maior país da América do Sul. De acordo com dados de 1999, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados. Apenas quatro países no mundo inteiro -- Rússia, Canadá, China e Estados Unidos -- têm território maior do que o brasileiro. 


Pequeno retrato da região Nordeste

       Atualmente, o Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal distribuídos em cinco grandes regiões. E você já sabe que para fazer parte de uma mesma região os estados precisam apresentar características comuns. Na região Nordeste, o clima que predomina no interior é o semi-árido, embora no litoral, onde as principais atividades econômicas são o cultivo de cana-de-açúcar e de cacau, o clima seja mais úmido. Na região Sul -- que apresenta o clima mais frio do país --, destaca-se o cultivo de frutas, como uva, maçã e pêssego, além da criação de suínos e de aves.




Brasil dividido = pequenos 'brasis'








           A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913, para ser usada no ensino de geografia. Os critérios usados para fazê-la foram físicos: levou-se em consideração o relevo, o clima e a vegetação, por exemplo. Não foi à toa! Na época, a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis. Considerava-se que a divisão regional deveria ser baseada em critérios que resistissem por bastante tempo. Observe o mapa e veja que interessante:









        Em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões. O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental agregava Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.





        Maranhão e Piauí -- que atualmente fazem parte da região Nordeste -- foram incluídos na região Norte, junto com o território do Acre e os estados do Amazonas e do Pará. No Nordeste, ficavam Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Não existia a região Sudeste, mas, sim, uma região chamada Este, onde se localizavam os estados de Sergipe, Bahia e Espírito Santo. Na região Sul, veja só, estavam o Rio de Janeiro -- que, na época, era a capital do país -- e São Paulo, que hoje fazem parte da região Sudeste. Além deles, ficavam na região Sul os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região Centro-Oeste não existia, mas, sim, a região chamada Centro, onde estavam Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, que hoje em dia localiza-se na região Sudeste.
Como a divisão proposta em 1913, esta organização do território brasileiro não era oficial. Mas, em 1936, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado. E começou uma campanha para adotar uma divisão regional oficial para o Brasil.



A última divisão



Em 1942, o arquipélago de Fernando de Noronha foi transformado em território e incluído na região Nordeste. A divisão regional do Brasil em 1945 era a seguinte:







A região Nordeste foi dividida em ocidental e oriental. No Nordeste ocidental, encontravam-se Maranhão e Piauí. No oriental, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do território de Fernando de Noronha. Ainda não existia a região Sudeste, mas uma região chamada Leste, dividida em setentrional e meridional. Sergipe e Bahia estavam na parte setentrional.




          

 Veja como ficou o mapa do Brasil em 1970:








      Na região Nordeste, os estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, e o Território de Fernando de Noronha. A região Leste sumiu! Quem a substituiu foi a região Sudeste, formada por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, estado da Guanabara e São Paulo. 
Em 1988 Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco







Fonte: 
Revista Ciência Hoje das Crianças nº 12
5, junho 2002
Adma Hamam de Figueredo e
Maria Helena Palmer Lima,
Departamento de Geografia,
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mara Figueira,
Ciência Hoje/RJ

O Nordestinês do Pernambucano !!!

Pernambucano não expect em algo, “ele é o bem-te-vi do cú pelado”
Pernambucano não vai embora, ele "
pega o beco".
Pernambucano não diz 'concordo com você', ele diz: 
issssso, homi!!!
Pernambucano não conserta, ele "imenda".
Pernambucano quando se empolga, fica com a 
"mulesta dos cachorro".
Pernambucano não bate, ele 
'senta-le' a mão.
Pernambucano não bebe um drink, ele "
toma uma".
Pernambucano não corre, ele "dá uma carreira".
Pernambucano não conversa, ele "resenha".
Pernambucano não toma água com açúcar, ele toma "garapa".
Pernambucano não mente, ele 
"engana".
Pernambucano não percebe, ele 
"dá fé".
Pernambucano não sai apressado, ele sai "
desembestado". 
Pernambucano não malha os outros, ele "manga".
Pernambucano não aperta, ele "
arroxa".
Pernambucano não dá volta, ele "
arrudeia".
Pernambucano não espera um minuto, ele espera um 
"bucadinho".
Pernambucano não se irrita, ele se 
"arreta".
Pernambucano não ouve barulho, ele ouve "zuada".
Pernambucano não acompanha casal de namorados, ele "
segura vela".
Pernambucano não quebra algo, ele "
tora".
Pernambucano não é esperto, ele é "
desenrolado".
Pernambucano não é rico, ele é um cabra "
estibado".
Pernambucano não é homem, ele é "
macho".
Pernambucano não é gay, ele é "
frango".
Pernambucano não fica satisfeito quando come, ele "
enche o bucho". 
Pernambucano não dá bronca, dá "carão".
Pernambucano quando não casa, ele fica "amigado".
Pernambucano não tem diarréia, tem "
caganeira".
Pernambucano não tem perna fina, ele tem "cambitos".
Pernambucano não é mulherengo, ele é "raparigueiro".
Pernambucano não joga fora, ele 
"avoa no mato". 
Pernambucano não vigia as coisas, ele 
"fica tucaiando".
Pernambucano não se dá mal, "se lasca todinho". 
Pernambucano quando se espanta não diz: - Xiiii! Ele diz: Viiixi Maria! Aff Maria! 
Pernambucano não é chato, é 
"cabuloso". 
Pernambucano não é cheio de frescura, é cheio de "
pantim".
Pernambucano não pula, "dá pinote".
Pernambucano não briga, "arenga".
Pernambucana não fica grávida, fica "
buchuda".
Pernambucano não fica bravo, fica com a "gota serena". 
Pernambucano não fica solteiro, ele fica "solto na bagaceira". 
Pernambucano não fica apaixonado, ele "arrêia os pneus".
Pernambucano não é sortudo, ele é “cagado” .
Pernambucano quando liga pra alguém não diz alô, atende e diz logo:- Tais ondi?


       Você que não é pernambucano e conhece a forma de fala de sua terra, nós envie que publicaremos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lendas e Mitos do Folclore Nordestino

       Quem não lembra de um folclore, de um mito. Contado em verso e prosa pelo repentistas. Usado pelas mães para "controlar" os filhos. Você reconhece algum? Conhece algum outro? Nos envie, que publicaremos.


A Lenda do Quibungo

        O Quibungo é uma espécie de Bicho-Papão negro, um visitante africano inesperado que acabou por se domiciliar na Bahia, onde passou a fazer parte do folclore local. Trata-se de uma variação do Tutu e da Cuca, cuja principal função era disciplinar, pelo medo, as crianças rebeldes e relutantes em dormir cedo.
A Cabeça Satânica
Cabeça Satânica
       Dizem que este "ser" seria a própria encarnação do mal. Aparece em lugares malditos e seu nome jamais deve ser pronunciado.
A Besta Fera 
besta fera
        Terrível criatura que assusta as cidades do interior do País. Conforme a crença é o próprio demônio.
A Cidade Encantada de Jericoacoara 
       Lenda de uma misteriosa cidade subterrânea, existente em algum lugar no litoral do Ceará, com torres de ouro e uma princesa encantada. 
O Papa Figo 
      Personagem muito popular, que sofre de uma terrível doença, cuja cura é o fígado de crianças. Por isso dá presentes às crianças para atraí-las. Lembra o mito Europeu do Velho do Saco. Essa versão do Papa Figo foi primeiro relatada no Nordeste, na cidade de Recife, Pernambuco.
A Lenda do Barba Ruiva 
barba ruiva
      Mito que nasceu no Piauí, às margens da Lagoa Paranaguá. É a história de um estranho homem de Barba Ruiva ou Branca, que corre atrás das mulheres...
A Cabra-Cabriola
 
     Terrível criatura que pega meninos malcriados e desobedientes. Ela entra nas casas ao farejar que lá dentro, tem menino que não obedece aos pais ou faz xixi na cama.

sábado, 22 de maio de 2010

"Torcida Recife Arena Coca-Cola" agita o Pina em Recife nos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2010

      A ABPA (uma empresa do AB Group), lança o Torcida Recife Arena Coca-Cola Copa do Mundo FIFA 2010, projeto que promete ser o maior ponto de encontro dos torcedores pernambucanos durante os jogos do Brasil. Com ações gratuitas e abertas ao público, o evento exibe as partidas dos jogos do Brasil, promove circuitos esportivos na quadras da orla e apresenta shows com grandes nomes do cenário regional e nacional.
       Marcado para acontecer inicialmente nos dias 15, 20 e 25 de junho, período da primeira fase dos jogos da seleção brasileira, o evento promoverá cerca de nove horas/dia de muita agitação na beira-mar. A maratona de diversão começará duas horas antes dos jogos e se estenderá até cinco horas após o término das partidas, com shows gratuitos ao público.
       O Torcida Recife conta com o patrocínio máster da Coca-Cola Guararapes e o apoio da Prefeitura do Recife.
       O abre-alas da ação ficará por conta do Pólo Avenida. Cerca de 1Km distante do ponto principal do evento, o espaço dará o clima de Copa do Mundo e receberá o público no melhor estilo multicultural com diversas manifestações populares. No local, desfiles de agremiações e apresentações de frevo e maracatu.
       Já o Pólo Arena Externa dará a batuta da festa em uma área e 13.200 m². No espaço, mega estrutura de palco (com 400 m²), telão em LED de alta definição (4,70m x 7,8m), bar central, barracas descentralizadas de bebidas e comidas, infraestrutura de segurança e saúde, banheiros e ativações recreativas.
       A estrutura ficará até o final da Copa, até mesmo se o Brasil sair antes da final.

Nordeste Conhece Nordeste: Ilha em Salvador

          Boipeba fica entre o Recôncavo Baiano e o sul do estado. A saída de Salvador é pelo mar. A vila é simples e a proibição de veículos garante a preservação. Vinte quilômetros de praias cercam o lugar. Só o Nordeste para nos proporcionar esta maravilha natural.

Conheça ainda mais Boipeba asisstindo ao vídeo abaixo.

Produção Globo - Jornal Hoje

Mais Informações em Ilha de Boipeba ou Oficial Site Bboipeba

domingo, 9 de maio de 2010

Larga dos Times Nordestino no Brasileirão A e B

Vamos ao resumo dos times nordestinos no brasileirão séries A e B.


Brasileirão Série A

Depois de 17 anos longe da Série A, time faz a festa de quem foi ao Castelão ao vender por 1 x 0 o fluminense.
      Vitória não consegue segurar o Palmeiras
Viáfara pega pênalti, mas, com um a menos, time perde por 1 a 0 no Palestra Itália


Brasileirão Série B

      Asa reage e consegue um empate suado contra a Ponte Preta: 1 a 1

Marcelinho abriu o placar para a Macaca e Ciel, de falta, empatou.



    Bahia: Um gol e três pontos na estreia
Pênalti convertido por Rodrigo Grahl garante triunfo sobre o América-RN

   Em jogo equilibrado, mequinha perde para o tricolor baiano
Em pênalti convertido por Rodrigo Grahl o Bahia vence o América-RN
    Icasa perde em casa para o Santo André começa mal a Série B

Mesmo enfrentando o Santo André todo modificado, Icasa perde por 2 a 1


    Bruno Meneghel fez a festa
Atacante comemora atuação de gala na vitória por 3 x1 encima do Coritiba

 Sport é derrotado na estreia pela Série B
Após segurar empate por 45 minutos, Leão sofre gol no final e perde para Brasiliense e perde por 2 x 1