Carnaval chegando e o Valor do Nordeste não poderia deixar de falar sobre essa festa que "para" o Brasil. Iremos conhecer durante essa semana, a cada dia, um pouco do carnaval dos 9 estados que compõem o Nordeste brasileiro.
Hoje iremos conhecer o Frevo, o ritmo que move Pernambuco.
O carnaval pernambucano começa muito antes do carnaval. Desde o início do ano, em vários pontos do estado, são realizados bailes, festas, show's e os chamados "arrastões", que os blocos realizandos as prévias do carnaval nas ruas das cidades. Os principais pontos de folias são as cidades de Recife e Olinda. Na capital pernambucana, o carnaval promovido pela cidade é descentralizado, assim ninguém fica de fora. Em diversos bairros existem inúmeras agremiações, artistas nacionais e regionais, desfiles de blocos e fantasias, como por exemplo: Flor da Lira, Madeiras do Rosarinho, Banhistas do Pina, Baturas de São José e o Bloco da Saudade. Um espetáculo diferente em cada esquina. Alguns nomes fortemente associados ao carnaval do Recife: Quinteto Violado, André Rio, Orquestra Super Oara, Edy Carlos, Silvério Pessoa, Lenine, Lula Queiroga, Maracambuco, Almir Rouche, Elba Ramalho, Spok Frevo Orquestra, Belo Xis, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Claudionor Germano, Antônio Carlos Nóbrega, Alceu Valença, Antúlio Madureira e Versão Brasileira.
A principal atração do carnaval recifense desfila pelas cidades do centro no Sábado de Carnaval, o dia que é carinhosamente chamado de Sábado de Zé Pereira. Estamos falando do Galo da Madrugada que é um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife.
Visão aérea do Galo da Madrugada
O Galo da Madrugada é considerado pelo Guinness Book(o livro dos recordes) o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2006 o número de foliões que seguiu o bloco pelas ruas do centro de Recife foi maior que um milhão e meio de pessoas.
Imagens aéreas do Galo da Madrugada: Imagens TV Globo
No bairro do Recife Antigo, acontecem feirinhas de artesanato e apresentações de grupos percussivos, entre outras atrações. Seguindo, logo mais, uma agenda de shows que são realizados em palcos espalhados por todo os bairros do Recife e região metropolitana, onde acontece simultaneamente a realização do RECBEAT, o carnaval da juventude alternativa recifense. Na noite da segunda-feira, no Pátio do Terço, é realizada uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no nordeste, a Noite dos Tambores Silenciosos, pontualmente a meia-noite.
Carnaval no Bairro do Recife Antigo
Em Olinda O carnaval ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense.
Homem da Meia-Noite
Além dos tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo contagiante do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos e o Elefante de Olinda. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por metro quadrado.
Blocos e Desfiles de Fantasias nas Ladeiras de Olinda
Foliões nas Ladeiras de Olinda
No interior, algumas cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Bezerros, com os Papangús, Pesqueira, com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano, entre outras.
Folia do Interior - Imagens TV Jornal
O carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira. Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma distinção por mortalhas ou abadás. Quem faz o carnaval de Pernambuco, é o Folião.
Vá conhecer o carnaval de Pernambuco, visite alguns sítios, e obtenha mais informações.
Carnaval do Recife
OCarnaval de Olinda
Galo da Madrugada
Brinque o Carnaval na Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário