quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nordeste Conhece Nordeste: Petrolina

        Um dos assuntos que irei explorar no blog é o turismo, com o objetivo de incentivar os nordestinos a viajar pela própria terra, explorando toda a diversidade de climas, paisagens e culturas que existem na região.

        Irei começar falando de um ponto turístico nacionalmente conhecido, a cidade de Petrolina. Tivemos a oportunidade de conhecer a cidade, a cerca de 2 meses, quando fui para um casamento de um colega. Aproveitando a oportunidade em ir para a cidade, resolvi conhecer a região, chegando dois dias antes do evento.

        Em minha mente tinha a impressão que iria conhecer uma cidade pequena, onde os únicos atrativos seriam as plantações de uvas, porém fiquei impressionado de como a região é rica.

        Como sempre o sertanejo é receptivo e caloroso (suas principais características), e comigo não foi diferente.

        Para chegar em Petrolina, cidade que está localizada a 720 km da capital pernambucana, Recife, resolvi ir de avião. Diáriamente duas companhias aéreas, GOL e OceanAir fazem voos para a cidade.




Aeroporto Senador Nilo Coelho



        Como acontecem poucos voos para a Petrolina, o aeroporto fica aberto por pouco tempo durante o dia, mas não fique preocupado se você está achando que não terá transporte disponível no aeroporto, os taxistas acompanham os voos diáriamente e sempre estão disponíveis no aeroporto no momento em que eles chegam. A única coisa ruim do aeroporto é que o mesmo é distante do centro da cidade, o que acarreta o custo da “corrida” em torno de R$ 30 reais.

        Apesar do clima quem (muito quente) e seco (muito seco), para quem visita a cidade pode achar que isso é ruim, mas não verdade isso é bom, já que dificilmente você irá soar, por causa da pouca umidade.

        Na época da minha visita, não chove a 8 meses, inicialmente pensei que isso seria muito ruim para a cidade, mas não é verdade, fiquei bastante surpreso com que ouvi dos petrolinenses, um deles me disse: “Não queremos que chova, as uvas irão ficar menos doces”. Na afirmação dele existe uma grande verdade, com pouca umidade, ou seja, poucas chuvas, as uvas tendem a ficar mais doces. Mas como seria possível ter diversas plantações de uvas sem chuvas na cidade? De onde vem a água que irriga todas essas plantações? Irei responder isso já já.


        Depois do comentário fiquei curioso em conhecer algumas plantações de uvas e tive a oportunidade de conhecer a Vinícola Miolo (matriz que fica na cidade de Bento Gonçalves – RS). Só é possível ter as plantações por causa da irrigação que vem do rio São Francisco, o “velho Chico”, como é conhecido na região.


        Vale muito a pena conhecer as vinícolas, além ter a oportunidade de conhecer como funciona uma vinícola, desde a colheita até a produção dos vinhos, e você pode levar um pouco de vinho, suco e uvas para casa (uvas sem caroço) com preços mais sugestivos.


Plantações de Uvas


        Petrolina também é a terra do artesanato, e uma das suas especialidades é a carranca, uma escultura feita de madeira, de vários tamanhos e sua principal utilização é para proteção contra os espíritos maus (ou em outras palavras “mau-olhado”).




Carrancas



        Voltando para o hotel, aproveitei para conhecer aquele que é o responsável por fazer da cidade e de toda a região uma grande pólo, o "velho Chico", o rio São Francisco.


        É um dos muitos rios brasileiros, o rio São Francisco nasce na Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco(pela cidade de Petrolina), bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico.


        O rio tem caráter decisivo no crescimento da cidade, já que é através dele que a cidade cresce. Devido a sua importância, percebi uma cerca angustia por parte dos petrolinenses em relação a transposição do rio. Não irei discutir a transposição (obra que faz do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal), se será bom ou ruim para região, só sei que isso os deixa bastantes preocupados.



Rio São Francisco - Entardecer




        Por fim, para encerrar a viagem, fui conhecer o Bodódromo. É o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina quando o assunto é carne de bode. O prato principal servido é o bode assado. Com mais de dez opções de restaurante, o local ainda promove vários shows.



        Além de comer uma boa carne de bode (carne branca que por sinal é bastante saudável), assisti ao jogo do Brasil x Argentina, realizado pelas eliminatórias para a copa do mundo de 2010.

Bodódromo
        Uma viagem inesquecível. Espero ter a oportunidade de visitar novamente Petrolina, para conhecer outras cidades da região, como por exemplo Juazeiro na Bahia.

        Irei aos poucos explorar aqui no blog vários pontos turísticos que existem no Nordeste, através de experiências vividas ou de indicações. Você pode nós indicar algum ponto turístico, nos enviando e-mail contando como foi a sua viagem. Vamos assim, divulgar o que o Nordeste tem de bom. 

        Inté a próxima pessoal.

Um comentário:

  1. Olá Rafael, ficamos muito felizes com a presença em nosso casamento e com a notícia de que você admirou nossa região. Os petrolinenses são pessoas maravilhosas e Petrolina é uma cidade belíssima. Vale a pena conhecer. Quando quizer voltar estamos te esperando!!!

    Abraço,

    Rosa.

    ResponderExcluir