segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Carnavais do Nordeste: Axé o ritmo Baiano

          Continuando a segue de apresentações dos carnavais do Nordeste, iremos hoje conhecer o carnaval baiano.

          O Carnaval de Salvador é a maior manifestação popular dos baianos, mas hoje em dia, ela não é apenas dos baianos, mas sim dos brasileiros. Onde bate recordes contando com cerca de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) de foliões em seis dias de festa, que festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).


Trio Elétrico desfilando nos corredores de Folia Baiano

          Diferente do que muitos conhecem, o carnaval baiano não é apenas os corredores dos trios elétricos, para atender a grande quantidade de foliões é construído uma "Cidade do Carnaval" que ocupa uma área de 25 quilômetros quadrados, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infra-estrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.

          São milhões de foliões - baianos e turistas - nas ruas e cerca de 234 entidades em 11 categorias (20 afoxés, 68 afros, 20 alternativos, 22 de samba, 45 blocos de trio, 03 especiais, 03 de índios, 07 infantis, 26 de percussão, 07 de sopro e percussão e 13 de travestidos ). Todo o evento é organizado pelo Saltur - Empresa Salvador Turismo, responsável pela organização e coordenação da festa.



          Algumas principais atrações do carnaval de Salvador estão encima dos trios, são elas: Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Ara Ketu, Banda Eva.

Chiclete com Banana - Trio Elétrico


Ivete Sangalo - Trio Elétrico

          Vá conhecer o carnaval de Pernambuco, visite alguns sítios, e obtenha mais informações.

Portal do Carnaval
Folia Bahia


Binque o Carnvaval na Paz

Um comentário: