sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nordeste Conhece Nordeste: Cachoeira do Urubu - Um Paraíso no Piauí

Cachoeira do Urubu

         Cachoeira do Urubu localizada no Parque Estadual de Proteção Ambiental, situada entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, distante 180 Km ao norte de Teresina. As quedas d’água que formam a cachoeira têm esse nome porque,no curso do Rio Longá(que forma a cachoeira), os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram miniaquários, atraem o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul.


         O urubu-rei (como pode ser visto no vídeo abaixo), uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
          A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi constuída sobre a cachoeira. 
         As visitas das aves acontecem principalmenteno verão, entre os meses de junho e novembro, quando o leito do rio baixa. Em virtude disso, os peixes que não desceram ou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis. Os urubus-rei, que não têm as habilidades das espécies pescadoras, sabem esperar a água ser evaporada pelo sol para ir em busca dos alimentos(espertos não?). Um dos espetáculos do local é a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originadas do Rio Longá. 
         O melhor é que os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metrosatravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”. 



Um comentário:

  1. sou orgulhosa de ter uma linda cachoeira como essa te amo PIAUI..DEUS TE AMO´POR ME TANTA COISA LINDA NA MINHA VIDA...

    ResponderExcluir