sábado, 6 de fevereiro de 2010

Notícia ruim para os Recifenses: Aquecimento Global pode Afetar o Recife

        Em texto escrito por Raul Jungmann, o Deputado em sua visita a Copenhague  para a conferência sobre o Aquecimento Global, o político ficou horrorizado em descobrir que Recife está entre as 100 cidades que podem "sumir" com o aumento do nível do mar. Segue o texto.




Visite o Recife antes que desapareça ...
Jungmann surpreende-se ao ver o Recife relacionada entre as 100 cidades do mundo que podem desaparecer com o aquecimento global
Raul Jungmann, de Copenhague

Fontes: Blog de Jamildo, Portal Raul Jungmann

        Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares par a serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa viagem!
        Na praça, agora coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ong dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.
        Pergunto a um dos organizadores o porquê da escolha do Recife como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, fruto das mudanças climáticas. Ele me responde singelamente que a escolha deriva de dois fatos. Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa capital.
        Converso mais um pouco com ele, compro o álbum de fotos para mostrar ai no Recife quando chegar e saio da tenda armada no meio da praça de volta à neve e ao frio intenso.
Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer. Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das américas, durante o período nassoviano.
        Sinceramente, não creio que iremos desaparecer. Me recuso a crer, acreditar. Mas, que aquilo ali no meio da praça é um sinal, um alerta, sem sombra de dúvida que sim. independentemente de qualquer coisa mais. Nós estamos na mira. Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.

         Nós que fazemos o blog Valor do Nordeste estamos bastante preocupados com o aquecimento global, que não é um problema local, mas sim mundial. Iremos abortar alguns assuntos sobre "O que podemos fazer?", para assim evitar que nossas cidades "sumam" do Nordeste Brasileiro.

          Fica aqui a minha sugestão para visitarem um blog de um colega meu, o Carbono Zero Brasil, escrito por Pedro Bezerra.

 Conscientize sobre o Aquecimento Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário