quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O fim da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado

        A banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado chegou ao seu fim. Banda com reconhecimento nacional e que já chegou a tocar em grandes eventos, como na Abertura do Pan-2007, comunica em seu blog o fim.

         "É com muita dificuldade que redijo essa informação, devido ao imenso amor que eu sinto pelo público e pelos meus companheiros/guerreiros do projeto. Revelo, por respeito aos que me acompanham, a minha vital necessidade de trilhar novos caminhos", explicou o vocalista, no comunicado que anuncia sua saída do grupo. 

           Reveja a apresentação do grupo na abertura do Pan-2007.


          Uma perda bastante significativa para a música pernambucana e também para o Nordeste.

Maiores informações em: Blog do Cordel do Fogo Encantado

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Carnaval de Caicó

         Segue um pouco de como foi o Carnaval de Caicó (considerado o 3º maior do Nordeste), que foram divulgadas no Blog Beth Amorim (nossa mais nova leitora).

[Ilha+de+Santana_caico_2010.JPG]

Valeu Beth pela dica.

Confira mais no Blog de Beth Amorim

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Após carnaval: Voltamos a rotina...






e o Nordeste, como todo o Brasil, segue...


          Depois do feriadão de carnaval estamos retornando as atividades no Blog Valor do Nordeste.  E a primeira matéria do blog, após o período carnavalesco, é justamente sobre o carnaval. Iremos conferir o balanço do Carnaval de algumas cidades do Nordeste.








Recife
          “Este foi o melhor Carnaval do Recife dos últimos dez anos”. Com essa afirmação, o prefeito João da Costa resumiu a coletiva do balanço do Carnaval Multicultural do Recife 2010, realizada na tarde desta Quarta-feira de Cinzas (17/02).
          Entre os dados apresentados, foram relacionados os bons índices do fluxo de turistas na Cidade durante o período; a boa repercussão que o Carnaval teve na internet como as redes sociais e o site do Carnaval; entre outras informações que atestam o sucesso da festa. “O Carnaval do Recife é um sucesso, não só pelo esforço e organização da Prefeitura e de seus parceiros, mas principalmente porque ele hoje é participativo. A população é ouvida, faz sugestões e participa do planejamento. O grande espetáculo da Cidade do Recife é o povo, e esse é o nosso patrimônio, que a cada dia faz o melhor Carnaval do Brasil”, declarou o prefeito João da Costa.

Olinda
          Avaliação geral foi positiva no balanço do carnaval de Olinda feito pela prefeitura em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira. O número mais significativo foi em relação aos atendimentos da rede municipal de saúde, que registraram uma queda de 354% nas quatro unidades de plantão. Os Serviços de Pronto-Atendimento Adulto e Infantil e o Posto Barros Barreto, fora Hospital Tricentenário, registraram 1556 procedimentos contra 2407 em 2009. E, durante a folia de momo, ainda foram distribuídas ainda cerca de 600 mil preservativos.

Salvador
          Durante os seis dias de festa em Salvador, aproximadamente 500 mil visitantes participaram das comemorações dos 60 anos do trio elétrico e dos 25 anos da Axé Music, que marcaram o Carnaval da Paz. Um receptivo especial garantiu a chegada tranquila aos destinos requisitados pelos turistas que passaram pela capital baiana.
          “Um recorde em relação aos dois anos anteriores. Uma ação de extrema importância para os turistas que aqui chegam e que será mantida para o Carnaval de 2011, assim como nosso esquema de call center”, enfatizou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Programação Carnaval de Recife e Salvador



Pessoal,




o portal da Globo.com montou uma apresentação com à agenda dos carnavais de Recife e Salvador, confiram:




Brinquem o Carnaval na Paz
Não esqueçam da Camisinha

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carnaval é em Olinda

         Em reportagem exibida pelo Jornal Hoje da Rede Globo na última sexta-feira (05/02/2010), o Carnaval de Olinda foi o destaque e com a participação das Sambadeiras nossa parceira. Assistam.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Notícia ruim para os Recifenses: Aquecimento Global pode Afetar o Recife

        Em texto escrito por Raul Jungmann, o Deputado em sua visita a Copenhague  para a conferência sobre o Aquecimento Global, o político ficou horrorizado em descobrir que Recife está entre as 100 cidades que podem "sumir" com o aumento do nível do mar. Segue o texto.




Visite o Recife antes que desapareça ...
Jungmann surpreende-se ao ver o Recife relacionada entre as 100 cidades do mundo que podem desaparecer com o aquecimento global
Raul Jungmann, de Copenhague

Fontes: Blog de Jamildo, Portal Raul Jungmann

        Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares par a serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa viagem!
        Na praça, agora coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ong dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.
        Pergunto a um dos organizadores o porquê da escolha do Recife como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, fruto das mudanças climáticas. Ele me responde singelamente que a escolha deriva de dois fatos. Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa capital.
        Converso mais um pouco com ele, compro o álbum de fotos para mostrar ai no Recife quando chegar e saio da tenda armada no meio da praça de volta à neve e ao frio intenso.
Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer. Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das américas, durante o período nassoviano.
        Sinceramente, não creio que iremos desaparecer. Me recuso a crer, acreditar. Mas, que aquilo ali no meio da praça é um sinal, um alerta, sem sombra de dúvida que sim. independentemente de qualquer coisa mais. Nós estamos na mira. Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.

         Nós que fazemos o blog Valor do Nordeste estamos bastante preocupados com o aquecimento global, que não é um problema local, mas sim mundial. Iremos abortar alguns assuntos sobre "O que podemos fazer?", para assim evitar que nossas cidades "sumam" do Nordeste Brasileiro.

          Fica aqui a minha sugestão para visitarem um blog de um colega meu, o Carbono Zero Brasil, escrito por Pedro Bezerra.

 Conscientize sobre o Aquecimento Global


Frevo para o Carnaval 2010

          Recebi um e-mail de um amigo com algumas músicas de Frevo disponíveis para o download que fazem parte de um projeto que começou em 2008. O projeto está em sua segunda edição que pretende  colocar em fácil acesso bons frevos para serem propagados e curtidos até o carnaval. Aproveitem a promoção. Na quarta-feira de cinzas de 2010 essa lista sai do ar para evitar problemas autorais.






Segunda edição do "Fotos pelo Nordeste"


Fotos pelo Nordeste


   Estamos começando a segunda edição  do "Fotos pelo Nordeste". A primeira apresentação foi um sucesso, com a participação de vários leitores. Lembrando que nessa sessão o blog pretende divulgar imagens da nossa região e você caro leitor será o nosso principal colaborador. Viajou pelo Nordeste e tirou diversas fotos da região, que tal divulgá-las? Que tal divulgar a sua cidade, nos enviando algumas fotos? Fique à vontade, estamos aguardando. Para enviar as foto, envie um e-mail para valordonordeste@gmail.com com o assunto FOTOS DO NORDESTE.


Obrigado pela sua participação.

Nordeste Conhece Nordeste: Cachoeira do Urubu - Um Paraíso no Piauí

Cachoeira do Urubu

         Cachoeira do Urubu localizada no Parque Estadual de Proteção Ambiental, situada entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, distante 180 Km ao norte de Teresina. As quedas d’água que formam a cachoeira têm esse nome porque,no curso do Rio Longá(que forma a cachoeira), os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram miniaquários, atraem o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul.


         O urubu-rei (como pode ser visto no vídeo abaixo), uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
          A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi constuída sobre a cachoeira. 
         As visitas das aves acontecem principalmenteno verão, entre os meses de junho e novembro, quando o leito do rio baixa. Em virtude disso, os peixes que não desceram ou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis. Os urubus-rei, que não têm as habilidades das espécies pescadoras, sabem esperar a água ser evaporada pelo sol para ir em busca dos alimentos(espertos não?). Um dos espetáculos do local é a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originadas do Rio Longá. 
         O melhor é que os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metrosatravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”. 



Carnavais do Nordeste: Ritmo Diversificado, Carnaval em Rio Grande do Norte


          Continuando as apresentações dos Carnavais do Nordeste, iremos hoje conhecer o carnaval do Rio Grande do Norte.
        Na capital, Natal, apesar de não possuir a fama dos caranvais de Recife e Salvador, a cidade possui um grande Carnaval. A cidade já deteve o titulo de terceiro maior carnaval do país em epóca atrás. Porém o mesmo entrou em declínio e com a tragédia do Baldo(bairro da cidade) em 1984 foi o ápice para que o evento fosse excluído do calendário e da "memória" da população da cidade.
          A partir de 2006, a prefeitura da cidade começou com um projeto pra revigorar o Carnaval da Cidade de Natal. Importou uma idéia do Recife: a criação de pólos de carnaval(o carnaval descentralizado que hoje faz sucesso em Recife/PE). Em alguns pontos da cidade (como por exemplo: Redinha, Ribeira, Centro Histórico e Ponta Negra), a Prefeitura deu apoio para à instalação de palcos e contratação de cantores e bandas locais. Os serviços públicos como transporte e vigilância foram reforçados dando maior conforto para o folião. Todos os eventos são gratuitos (como acontece em Recife/PE).
       Atualmente, a micareta do Carnatal (evento que é chamado de prévia do carnaval), realizada anualmente no mês de dezembro, literalmente "robou" o lugar do carnaval da cidade e hoje é considerada uma "tradição" na capital potiguar.
     Em ambito estadual, o carnaval é muito mais forte e popular, tanto que a própria população natalense prefere ir pros carnavais de cidades do interior do Rio Grande do Norte, tais como Macau, Guamaré e Caicó, ou mesmo carnavais de cidades de outros estados.
     Apesar disso, Natal recebe muitos turistas que buscam tranquilidade visando que na cidade ocorrem poucas festas durante essa época.
     Cabe ao governo procurar explorar o potêncial da cidade para promover eventos e desda forma atrair mais turistas.

       Vá conhecer o Carnaval do Rio Grande do Norte, visite alguns sítios, e obtenha mais informações:

Prefeitura de Natal
Tribuna do Norte

Brinque o Carnaval em Paz