domingo, 15 de novembro de 2009

Será que valorizamos o nosso futebol?

       Em mais um jogo válido pelo campeonato brasileiro da série A de 2009, o Flamengo enfrentou o Náutico nos Aflitos, em Recife-PE. Novamente o espaço reservado para os torcedores do Flamengo ficou lotada, mas por que lotou? Lotou por que vários cariocas viajaram mais de 2000 km para Recife e assistirem  o jogo? Lotou por que em Recife, moram milhares de cariocas e aproveitaram a oportunidade para ir assistir o jogo e rever o seu time?
          Caro leitor, se você pensou que algumas dessas perguntas a resposta seria sim, infelizmente você errou todas. Quem lotou o espaço reservado para a torcida do Flamengo são os FlaRecife, FlaBahia, FlaParaíba, FlaFortal, Fla.... Todos nordestinos.


Torcedores do Fla Recife no Aeroporto dos Guararapes em Recife


           Não estou aqui para dizer para você leitor, que você deve torcer para times da sua cidade, até por que muitos torcedores do interior torcem para os times da capital. Mas me responda, Por que torcer para um time de fora do estado? Por que torcer para um time que não tem as características de um time nordestinos: ser lutador, derrubar todos os preconceitos, vencer sem precisar de ajudas (de todas as formas).

        O Flamengo é um time que tem a "maior" torcida do Brasil por causa das parabólicas. Isso mesmo, com o início das transmissões dos jogos dos times brasileiros para todo o Brasil (apenas os times do Sul) no início da década de 80, a única forma do torcedor nordestino acompanhar o seu time seria: Frequentando os jogos ou ouvindo pelo rádio.
    Isso aos poucos foi acabando com aqueles que queriam torcer pelo time da região, veja alguns dos diversos motivos que levaram a isso:
       - Dificuldade em acompanhar os jogos;
       - Poucas atrações, os craques brasileiros só jogavam pelos times do Sul do Brasil;
       - Campeonatos regionais desorganizados, motivo que deixava os torcedores frustrados com os resultados dos campeonatos;
       - Toda mídia voltada para aos times do sul, o que acabava desprestigiando os times nordestino;
       - Poucos times nordestinos se destacavam em campeonatos nacionais(sendo campeão ou fazendo bons campeonatos);
    
      Com tudo isso (e provavelmente mais um pouco), a nova geração de torcedores foi deixando aos poucos de seguir o time dos pais, deixando de torcer para os times da região.

      Um exemplo que retrata bem isso é no estado da Bahia. Como é possível na Bahia, a segunda maior torcida ser do Flamengo? O Vitória com toda a sua história tem a terceira maior torcida do estado baiano?. Em jogo válido pelo campeonato brasileiro desse ano, no jogo Vitória x Flamengo, a torcida do Vitória protestou contra a quantidade de torcedores do Nordeste que preferem torcer para os times do sul, ao invés de fortalecerem os times local.


 Protesto da torcida do Vitória contra os FlaNordestinos

          Observe na imagem acima a faixa "Vergonha do Nordeste" colocada no alambrado do estádio, que mostrava a indignação dos torcedores do Vitória por verem que na região existem tantos torcendo que preferem torcer por outra agremiação esportivas fora do estado.
         Também em jogo válido pelo brasileiro de 2009, no jogo Sport x Flamengo, os torcedores do Sport também protestaram, seguindo como exemplo o que os torcedores do Vitória fez.

  Protesto da torcida do Sport contra os FlaNordestinos

       Não de pode colocar toda a culpa só nos torcedores. Dirigentes, federações locais, impressa todos tem sua culpa, em não criar/promover/prestigiar campeonatos locais e assim fortalecer   o futebol regional.
        O FlaNordestino é apenas um pequeno exemplo que como "valorizamos" os times do sul e abadonamos  os times locais. Existem também os VasNordestinos, CorinNordestinos, InterNodestinos e etc...
     Pensem, reflitam, Será que eu posso fazer alguma coisa para valorizar os times da minha região? Lembrem que fazendo isso, você estará colaborando com o crescimento do Nordeste, além de ajudar a manter vários empregos (sejam de profissionais ligados diretamente ou indiretamente como futebol). Os times do Sul do Brasil já estão bastante valorizados, você não acha?

4 comentários:

  1. Caro Rafael concordo inteiramente com as suas afirmações, pois ao se valorizar os times importados do Rio e São Paulo estamos fortalecendo as equipes do Sudeste e contribuindo para enterrar os times do nosso nordeste e gerar emprego fora, já que muitas vezes compram-se produtos oficionais dos times forasteiros.

    VAMOS ACORDAR CONTERRÂNEOS! NORDESTINO DE VERDADE APÓIA OS TIMES NORDESTINOS!!

    ResponderExcluir
  2. André Vidal obrigado por visitar o nosso blog. O NE tem uma grande potencialidade que deve ser explorada, uma delas é o esportes nordestino, que movimentá o comércio e o turismo.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que voce provavelmente vai ignorar o que eu vou dizer, mas segue ai a resposta democrática para esse seu post, meio fascistinha por meu gosto.

    http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/2011/05/15/a-nacao-por-ela-mesma/

    http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/2011/05/14/rondi-ramone-em-orgulhodeserrubronegro/

    Esse para a regiao Norte!
    http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/2011/03/15/tirando-onda-na-aba-generosa-do-mengao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo totalmente . não estamos no sul para torcer para estas equipes . os times nordestinos também devem se valorizar , pois na hora da partida , muitos times da nossa região baixam a cabeça para flamengo , corinthians , são paulo e etc...

      vamos fazer como as equipes do náutico , sport , bahia e vitória , vamos ser destemidos e fortes nas horas que precisamos !

      Excluir