sábado, 6 de fevereiro de 2010

Carnavais do Nordeste: Ritmo Diversificado, Carnaval em Rio Grande do Norte


          Continuando as apresentações dos Carnavais do Nordeste, iremos hoje conhecer o carnaval do Rio Grande do Norte.
        Na capital, Natal, apesar de não possuir a fama dos caranvais de Recife e Salvador, a cidade possui um grande Carnaval. A cidade já deteve o titulo de terceiro maior carnaval do país em epóca atrás. Porém o mesmo entrou em declínio e com a tragédia do Baldo(bairro da cidade) em 1984 foi o ápice para que o evento fosse excluído do calendário e da "memória" da população da cidade.
          A partir de 2006, a prefeitura da cidade começou com um projeto pra revigorar o Carnaval da Cidade de Natal. Importou uma idéia do Recife: a criação de pólos de carnaval(o carnaval descentralizado que hoje faz sucesso em Recife/PE). Em alguns pontos da cidade (como por exemplo: Redinha, Ribeira, Centro Histórico e Ponta Negra), a Prefeitura deu apoio para à instalação de palcos e contratação de cantores e bandas locais. Os serviços públicos como transporte e vigilância foram reforçados dando maior conforto para o folião. Todos os eventos são gratuitos (como acontece em Recife/PE).
       Atualmente, a micareta do Carnatal (evento que é chamado de prévia do carnaval), realizada anualmente no mês de dezembro, literalmente "robou" o lugar do carnaval da cidade e hoje é considerada uma "tradição" na capital potiguar.
     Em ambito estadual, o carnaval é muito mais forte e popular, tanto que a própria população natalense prefere ir pros carnavais de cidades do interior do Rio Grande do Norte, tais como Macau, Guamaré e Caicó, ou mesmo carnavais de cidades de outros estados.
     Apesar disso, Natal recebe muitos turistas que buscam tranquilidade visando que na cidade ocorrem poucas festas durante essa época.
     Cabe ao governo procurar explorar o potêncial da cidade para promover eventos e desda forma atrair mais turistas.

       Vá conhecer o Carnaval do Rio Grande do Norte, visite alguns sítios, e obtenha mais informações:

Prefeitura de Natal
Tribuna do Norte

Brinque o Carnaval em Paz

2 comentários:

  1. Aêeee! Citou minha cidade!!! O carnaval de Caicó se tornou o maior do estado! Há quem afirme que já é considerado o 3º Melhor do Nordeste! Anualmente, a cidade duplica os seus habitantes nessa época. Veja fotos desse Carnaval 2010 em:

    http://bethiamorim.blogspot.com/2010/02/de-volta.html

    ResponderExcluir
  2. eu qro saber qual é o ritmo do carnaval no rio grande do norte???

    ResponderExcluir