domingo, 6 de junho de 2010

Especial de São João: Dicas dos Bombeiros no controle dos fogos

     Os festejos juninos em todo o Nordeste é atração internacional. Num misto de tradição e cultura, a região atrai milhares de pessoas para suas cidades, da capital ao interior. 


         O Corpo de Bombeiros do estado de Pernambuco todo o ano concentra seus esforços alertas as pessoas no uso dos fogos de artifícios nas festas juninas e para isso oferece algumas dicas de segurança, para terem um  São João seguro e feliz.. 

Atenção para as dicas  dos bombeiros:

1°) Não solte balões. A tradição de soltar balões, embora seja um espectáculo sem igual, pode provocar morte e destruição. Após ganhar os céus, os balões fojem do controle, podendo atingir residências, industriais, hospitais, canaviais etc.

2°) Solte fogos apenas em locais seguros. Não solte fogos em meio às pessoas, próximo a veículos, próximo às barracas de fogos, próximo a postos de gasolina. Não solte fogos também em baixo de caixas ou latas.

3°) Não salte sobre fogueiras. Essa tradição pode lhe custar a saúde ou até mesmo a vida.

4°) Não acenda fogueira jogando produtos inflamáveis. Prepare uma pequena lata com um pedaço de estopa ou tecido embebido com combustível, dessa forma a ignição da fogueira se dá a partir de uma queima controlada.

5°) Todo o cuidado com as crianças, elas não têm noção do perigo. Não dê fogos poderosos às crianças e monitore-as mesmo quando usarem apenas os traques de massa. Fique de olho nas crianças em todo o tempo e não permita que brinquem próximo a barracas de fogos ou fogueiras.

6°) Em caso de queimaduras não coloque nenhum tipo de remédio sobre o local afetado. Lave o local com água fria em abundância, cubra com um pano limpo e úmido e remova a pessoa acidentada imediatamente para o hospital mais próximo.

7°) Se precisar, ligue o número de emergência do Corpo de Bombeiros – 193, passando informações claras sobre o tipo de ocorrência. No São João, o Corpo de Bombeiros coloca seus serviços de prevenção, combate a incêndios, salvamento e resgate mais próximos ainda de você.  

Essas são as dicas do Corpo de Bombeiros do estado de Pernambuco divulgadas pela SDS.
Conheça mais dicas dos bombeiros em Dicas dos Bombeiros

Um comentário: